Preservação da fertilidade masculina

preservacao da fertilidade masculina

Preservação da Fertilidade Masculina

Sobre o Novembro Azul

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata .
Alinhados ao tema, lembramos da necessidade do diagnóstico precoce e da importância de um paciente em idade reprodutiva que enfrenta o problema se informar sobre a preservação de sua fertilidade.

Preservação da Fertilidade em Pacientes Oncológicos

No tratamento oncológico a preservação da fertilidade também é um ponto importante a ser discutido com o médico.
A avaliação de um especialista, em conjunto com o oncologista, ajudará a entender como a fertilidade pode ser afetada e a planejar o futuro reprodutivo.
Efeitos dos tratamentos oncológicos sobre a fertilidade
Os tratamentos oncológicos (quimioterapia e radioterapia) podem causar danos ao tecido ovariano e testicular, com diferentes graus de comprometimento da fertilidade.

Opções de preservação de fertilidade

Há muitas maneiras de se preservar a fertilidade antes de um tratamento oncológico. A escolha da forma mais adequada depende do tratamento proposto e do tempo hábil antes de seu início, sem que haja comprometimento da saúde do paciente.

Dentre as opções disponíveis destacam-se:

  • Criopreservação de óvulos.
  • Criopreservação de tecido ovariano.
  • Criopreservação de sêmen: consiste no congelamento de sêmen, obtido por masturbação ou por técnicas como biópsia e microdissecção testicular.
  • Criopreservação de tecido testicular.
  • Supressão da função ovariana.
  • Transposição ovariana.

Nem todos os tratamentos oncológicos vão afetar sua fertilidade. Pergunte a seu oncologista sobre seus riscos!

O congelamento de embriões é uma técnica consagrada e globalmente utilizada para tentativas futuras de gravidez. Óvulos e tecido ovariano também podem ser congelados por anos e, no futuro, utilizados, oferecendo possibilidades de gestação. As taxas de sucesso dependem de diversos fatores que devem ser discutidos com o especialista em medicina reprodutiva.

O banco de sêmen é o método de maior sucesso e mais barato de se preservar a fertilidade masculina. A coleta de sêmen deve ser realizada antes de se iniciar um tratamento oncológico.

O risco de infertilidade decorrente de tratamentos oncológicos depende de fatores relacionados às características do paciente, bem como do tipo de tratamento que será realizado.

Fonte: Hospital Sírio Libanês